Você já recebeu convidados em sua casa e algum deles não podia consumir algum tipo de alimento?

Ou você mesmo é celíaco/intolerante/vegetariano ou simplesmente deseja uma receita fácil e saborosa?!?


QUINOA

Planta cultivada na América do Sul, acima de 3000 metros, também conhecida como arroz dos incas (semente sagrada para eles, devido às propriedades e benefícios que promove). Contém valores altos de proteínas, cálcio e ferro, mas não contém glúten e tem índice glicêmico baixo. Boa notícia para celíacos e diabéticos!

Possui 16 aminoácidos essenciais (lisina, histadina, arginina, ...), cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ferro, manganês, zinco; por isso atua como antiinflamatório, cicatrizante e analgésico. Tem alto teor de fibras, o que auxilia o funcionamento do intestino (desde que associado a um consumo de líquidos, como qualquer outro alimento rico em fibras necessita).

Por conter ômega 3 e 6 é particularmente interessante para portadores de psoríase (doença autoimune) e para atletas (antes e depois dos treinos). Também aumenta a imunidade, contém vitaminas B, D e E.

Os grãos ou sementes são de fácil cozimento - devem ser bem lavadas e levam apenas de 12 a 15 min. para ficarem macios - podem ser utilizados em saladas, receitas de pães e bolos. Também existe a versão em flocos, podendo ser consumidos com leite (de aveia, arroz, amêndoas, vaca, ...) ou iogurtes.

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