Você já recebeu convidados em sua casa e algum deles não podia consumir algum tipo de alimento?

Ou você mesmo é celíaco/intolerante/vegetariano ou simplesmente deseja uma receita fácil e saborosa?!?


COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS

Se o assunto é comer para não engordar, é preciso entender alguns processos que ocorrem em nosso organismo.
Resumidamente, os alimentos podem ser divididos em 4 grupos principais:
PROTEÍNAS - tem a digestão mais demorada e podem ser de fontes animais (carnes de boi, ave, peixe, carneiro, porco, ovos), de laticínios (leite, queijo, iogurte, sorvete), de nozes (nozes, sementes, abacate). Esses últimos constituem importantes fontes de gorduras saudáveis para o corpo, os famosos ácidos graxos essenciais (AGEs), podem diminuir o colesterol ruim, desde que consumidos moderadamente, melhoram o funcionamento do intestino, protege da arteriosclerose e suas complicações trombóticas, tais como enfarte, redução da tendência das plaquetas de aderir umas às outras, redução do risco de ataque cardíaco

CARBOIDRATOS - que podem ser subdivididos em:
         AMIGOS: abóboras, acelga, agrião, aipo, alface, aspargo, cogumelos, couve, ervas, espinafre, folhas de mostarda, salsa (estes podem ser consumidos à vontade, possuem índice glicêmico muito baixo e pouquíssimas calorias), alho-porró, berinjela, beterraba, cebola, cebolinha, cenoura, couve de bruxelas, couve-flor, ervilha, nabo, pepino, pimentão, rabanete, tomate e vagem (restrinja o consumo a 1 xícara e meia por refeição).
         PERIGOSOS: biscoitos, bolo, chocolate, grãos, trigo, arroz, batata, massas, milho, painço, pão, pipoca, sobremesas, geleias.

GORDURAS - creme de leite, manteiga, oleo, margarina.

FRUTAS - são consideradas carboidratos, mas como sua digestão é muito rápida e ocorre no intestino delgado, devem ser consumidas em jejum, nunca com outros alimentos. Melão e melancia tem a digestão mais rápida de todas as frutas, por isso coma-os sozinhos ou não os coma!

Combinação consciente (consuma apenas um dos itens por refeição, lembrando de fazer intervalos de 3 a 4 horas entre as refeições):
  1. proteínas com outras proteínas 
  2. proteínas com carboidratos amigos;
  3. carboidratos amigos com perigosos;
  4. proteínas com gorduras;
  5. carboidratos com gorduras;
  6. frutas sozinhas.

Combinação que engorda, dá mal estar, azia, má digestão, gases...:
  1. proteínas com carboidratos complexos (perigosos),
  2. frutas com qualquer outro grupo,
  3. proteínas com gorduras e carboidratos complexos.

Mas por que preciso me restringir a uma combinação consciente para emagrecer ou ter boa digestão ?

O processo digestivo inicia-se com a mastigação. É na boca que ativamos a enzima pitialina que transforma os carboidratos em nutrientes.  Todas os outros grupos (proteínas, gorduras e frutas) não são afetados por ela.  No estômago o carboidrato, se recebeu mastigação adequada, se transforma em maltose e pode ir adiante. Se for uma proteína, esta será transformada pela enzima pepsina, ativada pelo ácido clorídrico, que agem no estômago. A gordura também é transformada pelo ácido clorídrico, razão pela qual pode ser consumida com proteínas na mesma refeição. Como são enzimas diferentes que atuam no estômago para digerir carboidratos complexos e proteínas, quando o estômago digere um (proteína) o outro  (carboidrato) precisa esperar. Enquanto isso ele (o carboidrato) fermenta e você o transforma em um inimigo, ou seja, ele te engordará, pois não será digerido adequadamente.

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